De acordo com a agência de notícias Kyodo News, o governo japonês decidiu ontem, não permitir a presença de espectadores de países estrangeiros nos Jogos Olímpicos de Tóquio, marcados de 23 de Julho a 8 de Agosto, para limitar a disseminação da pandemia.
A medida também afetará os Jogos Paraolímpicos, agendados para o período de 24 de Agosto a 5 de Setembro, informou a agência Kyodo News, que informou ter obtido a informação das autoridades japonesas.
O governo japonês concluiu que não é possível acolher o público de outros países, dadas as preocupações manifestadas pela população japonesa sobre os riscos de propagação do vírus e da multiplicação das variantes ainda mais contagiosas.
Cerimónia de abertura da chama olímpica sem público
O Japão também anunciou ontem que a cerimónia de abertura da estafeta da Tocha Olímpica que deve ocorrer no dia 25 deste mês em Fukushima, será realizada a portas fechadas. Apenas alguns convidados poderão assistir à cerimónia.
O Comité Organizador dos Jogos Olímpicos de 2021, dos Jogos Paraolímpicos, o governo japonês, o Governo Metropolitano de Tóquio e o Comité Olímpico Internacional planearam reunirem-se durante este mês para decidir oficialmente se receberão ou não espectadores estrangeiros.
Em resposta a informação agora divulgada pela Kyodo News, o Comité Organizador dos Jogos de 2021 e depois o COI, lembraram apenas que a decisão oficial será tomada nesta reunião.
Em Abril, as cinco autoridades deverão decidir sobre o número de espectadores que poderão assistir aos diversos eventos do programa dos Jogos Olímpicos.