A Maratona Feminina de Nagoya anunciou que a edição deste ano vai disputar-se no próximo domingo dia 14, conforme planeado.
Lançada em 2012, a Maratona Feminina de Nagoya é a maior maratona feminina do mundo e celebra este ano o seu 10º aniversário, depois de já ter recebido um total de 160.000 atletas sob o lema “o dia em que as mulheres desempenham o papel principal”.
Nagoya recebeu o selo World Athletics Platinum, a mais alta classificação no sistema de classificação da World Athletics para provas de estrada e é o primeiro evento a deter o recorde mundial da maior maratona feminina de todos os tempos, certificada pelo Guinness World Records.
Devido à pandemia, o número de participantes caiu para metade em relação aos últimos anos, de 22.000 para 11.000 no momento da inscrição na prova. A Organização da prova decidiu aceitar os pedidos das participantes que estavam inscritas mas que desejassem alterar a sua inscrição para uma corrida virtual, a Maratona Online Feminina de Nagoya 2021. Assim, a prova presencial terá 5.000 atletas. Nagoya aceita atletas estrangeiras apenas na corrida virtual deste ano.
A Organização está empenhada em tomar todas as medidas possíveis contra a pandemia para realizar o evento de forma o mais segura possível para as atletas, voluntários e todos os envolvidos. O plano de controle obriga todas as partes a usarem máscaras (exceto para as atletas durante a competição), higienizar as mãos, verificar a temperatura e monitorar as condições de saúde, 7 dias antes e 14 dias após o dia da prova. O evento também praticará distanciamento físico com ampliação do espaço por pessoa e redução da capacidade das áreas do evento, fornecimento de água coberta e alimentos embalados nos postos de abastecimento.
Nagoya será a primeira prova de participação de massas a ser realizada no Japão desde o início da pandemia. Mesmo a nível global, será a primeira prova de estrada com o selo World Athletics Platinum a ser disputada por atletas de elite e populares.