A World Athletics inaugurou o seu museu virtual na segunda-feira, reunindo itens de colecionadores e informações sobre a história da modalidade.
A visita é possível no site WA , e embora nem todas as “salas” deste novo museu estejam abertas, muito já se pode aprender sobre a história da principal modalidade olímpica.
Muitos atletas (ou as suas famílias), do passado ou do presente, doaram sapatos, coletes e camisolas à World Athletics, que podem ser vistos através de animações 3D de boa qualidade. Entre eles, estão Paavo Nurmi, Jesse Owens, Fanny Blankers-Koen, Irena Szewinska, Carl Lewis, Marie-José Pérec, Jan Zelezny, Allyson Felix, Eliud Kipchoge e Usain Bolt.
Sebastian Coe manifestou a sua satisfação pela abertura deste museu: “Estamos muito satisfeitos por ser a primeira federação desportiva internacional a trazer um museu virtual da modalidade em 3D para o mundo. Talvez um dia, tenhamos a capacidade física de colocar todas estas peças juntas num só lugar, mas com a pandemia, foi impossível fazer dessa forma”. Já estão disponíveis em inglês e francês mais de 60 objetos e 400 textos.