O Conselho da World Athletics vai discutir hoje em reunião virtual, a possibilidade dos atletas russos voltarem a ter o estatuto de neutros, de forma a poderem competir a nível internacional.
O resultado da reunião deve ser encorajador para a Rússia, depois do anúncio feito em 1 de Março de que um plano final para o restabelecimento da Federação Russa de Atletismo (RusAF), recomendado por Rune Andersen, presidente da Task-Force da World Athletics para a Rússia, tinha sido aprovado por unanimidade pelo Conselho.
A aprovação do plano representou o início do processo que poderá permitir à Federação Russa de Atletismo (RusAF) voltar à World Athletics, depois de ter sido suspensa desde Novembro de 2015, por alegações de doping patrocinado pelo Estado.
O presidente da World Athletics, Sebastian Coe, alertou que a aprovação inicial “não foi o fim, mas o início de uma longa jornada, com uma quantidade incrível de trabalho para a RusAF reconstruir a confiança”.
Coe acrescentou: “Os especialistas internacionais acreditam que a equipa que está formada, será capaz de cumprir os marcos que estabeleceram. A Task-Force, com assessoria contínua de especialistas internacionais, monitorará o progresso e apresentará um relatório ao Conselho.”
Outros pontos da agenda da reunião virtual que começou ontem, são as atualizações das competições da Estafeta Mundial de Atletismo de 2021 na Silésia e do Campeonato Mundial de Atletismo que será realizado no próximo ano em Eugene e no ano seguinte, em Budapeste.
Haverá também atualizações sobre os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 e Paris 2024 e os preparativos para o lançamento do Campeonato Mundial de Atletismo de Estrada em 2023.