A criação do Campeonato Mundial de Atletismo de Estrada, incorporando o Campeonato Mundial de Meia Maratona, foi aprovada pelo Conselho da World Athletics em Dezembro.
O Campeonato Mundial de 2023 incluirá corridas de elite de 5 km e meia maratona, corridas de massas e um festival de uma semana de eventos de apoio, incluindo eventos de parkrun em toda a cidade-sede, uma conferência global de corrida, exposições e clínicas de saúde e fitness.
As cidades interessadas em receber este novo Mundial terão que apresentar propostas formais até ao dia 1 de Junho, cabendo depois ao Conselho Mundial da World Athletics selecionar a cidade-sede em Julho.
Para já, sabe-se que uma dúzia de cidades de todo o mundo expressaram o seu interesse em receber este Mundial de Estrada.
Na reunião virtual ontem realizada, o Conselho Mundial da World Athletics aprovou para este ano, um calendário de meetings bastante extenso e que inclui 85 meetings de Ouro, Prata e Bronze, depois de a nova série internacional ter sido lançada com êxito no ano passado.
Apesar dos desafios criados pela pandemia, 29 meetings da Continental Tour foram realizados no ano passado, incluindo sete meetings Gold (dos dez que foram originalmente agendados).
O calendário deste ano inclui 15 meetings Ouro, sendo dois na África após a adição de um meeting extra, e três a serem disputados nos Estados Unidos. Os locais dos novos meetings serão confirmados em breve.