Jared Campbell e Luke Nelson completaram três voltas, mas não conseguiram completar as cinco do percurso extremamente difícil da ultramaratona mais dura dos Estados Unidos
O percurso da Ultramaratona de Barkley é considerado um dos mais difíceis do mundo. São 160 km, 20 mil metros de desnível acumulado, cinco voltas a terem de ser completadas em menos de 60 horas com a ajuda apenas de um mapa e de uma bússola, pois o percurso não está marcado.
Depois da edição de 2020 ter sido suspensa devido à pandemia, ninguém concluiu agora a prova realizada no Frozen Head State Park, em Wartburg. Dois participantes, o tri vencedor Jared Campbell e o finalista do Tor des Geants, Luke Nelson, completaram três voltas do circuito em quase 40 horas, mas nenhum deles conseguiu começar a quarta volta.
A Ultramaratona Barkley deste ano foi um pouco diferente das edições anteriores, com poucos competidores internacionais devido às restrições das viagens, e menos corredores, 40 e quase todos norte-americanos. E todos eles foram submetidos a testes Covid-19 antes do início da prova que teve início a meio da semana para dissuadir os espetadores.
O fundador Gary ‘Lazarus Lake’ Cantrell deu a partida com o tradicional cigarro aceso às 2h03m de quinta-feira, dia 18, e os ultramaratonistas começaram a correr debaixo de chuva e nevoeiro. 16 competidores terminaram a primeira volta a tempo de enfrentar a segunda, mas após 20 horas, já só havia dez em competição. Campbell e Nelson foram os únicos a completar a segunda volta antes do tempo limite. Outros três passaram 12 minutos depois e já não puderam continuar.
Campbell e Nelson marcaram na primeira volta 10h21m18s e 10h21m19s, respetivamente. Passaram na segunda em 24h32m34s e 24h32m35s Ao completar a terceira volta em 39h04m08s, já nada havia a fazer senão desistir.
Desde que John Kelly terminou a Ultra em 2017, mais ninguém conseguiu acabar as cinco voltas dentro do tempo limite. Até agora, apenas 15 participantes o conseguiram, o que dá bem uma imagem de quão dura é aquela ultramaratona.