Decorreu ontem no Salão Nobre dos Paços do Concelho da autarquia sadina, a cerimónia da entrega da Medalha de Honra da Cidade de Setúbal a Pedro Pichardo, recente medalha de ouro no Europeu de pista coberta em Torun e que treina habitualmente no Complexo Municipal de Atletismo.
Na entrega da medalha a Pichardo, a presidente da autarquia, Maria das Dores Meira disse: “Ser um exemplo inspirador é algo que só está ao alcance daqueles que se esforçam, que trabalham e que têm talento. Pedro Pichardo é tudo isto. É um trabalhador. É talentoso. Sabe o que faz nas pistas porque suou muitas horas para chegar à perfeição”.
A presidente realçou o facto de Pichardo treinar em Setúbal: “Para nós é uma enorme alegria que treine nesta cidade que inspira desporto e que está sempre de portas abertas a todos, venham de onde vierem.”
E acrescentou: “Ele é setubalense a partir do momento em que veio treinar no nosso Complexo Municipal de Atletismo. A partir do momento em que estabeleceu relações de amizade e de cumplicidade com a cidade, que, estamos certos, se manterão para sempre.”
Pichardo, de 27 anos, agradeceu a entrega da Medalha de Honra: “Estou um bocadinho nervoso. Só quero agradecer a todos os presentes por esta homenagem. Não tenho palavras. Só tenho a agradecer a forma como as pessoas me têm acolhido em Portugal e em Setúbal.”
Na cerimónia, estiveram presentes, para além do Executivo municipal, o pai do atleta que é também seu treinador, Jorge Andres Pichardo, os presidentes do Comité Olímpico de Portugal, José Manuel Constantino, da Federação Portuguesa de Atletismo, Jorge Vieira, e da Associação de Atletismo de Setúbal, José Serrano. Ainda, o vice-presidente para as modalidades do SL Benfica, Fernando Tavares, e a diretora regional de Lisboa e Vale do Tejo, Eduarda Marques.
A autarquia sadina tinha deliberado em 17 deste mês, a atribuição a Pichardo da Medalha de Honra da Cidade, na Classe Desporto, aprovada por unanimidade, em reconhecimento dos seus feitos desportivos e do contributo para o engrandecimento e divulgação da cidade além-fronteiras.