As equipas masculina do AC Póvoa do Varzim e feminina do Maia AC têm dominado o grupo B do Nacional de Clubes de pista coberta, que teve este sábado a primeira jornada, em Pombal. A formação poveira segue mesmo em 5º lugar no conjunto dos dois grupos, enquanto a do Maia AC é sétima. A equipa do Sobral de Ceira é 8ª nos homens e a do CF Oliveira do Douro é 9ª nas mulheres.
As formações madeirenses do Estreito (masculinos) e Marítimo (femininos) não estiveram presentes, com exceção da varista do Marítimo.
Recorde-se que o Sporting, que ganhou com largas vantagens o grupo A, é praticamente campeão nacional.
Para além de João Pedro Buaró, que competiu com o grupo A, ganhando o salto com vara (5,20), a grande figura desta jornada foi Mauro Pereira (S. Ceira), que ganhou, destacado, os 400 m, em 47,80, marca que lhe daria para ganhar à vontade o grupo A de há duas semanas. Há ainda a destacar dois atletas que conseguiram marcas que os colocam como segundos no conjunto dos dois grupos: Rogério Amaral (S. Ceira) nos 1500 m (ganhou com 3.51,93) e Sofia Carneiro (Maia AC) na vara (3,50). Foram terceiros Simão Bastos (AC P Varzim) também nos 1500 m (3.52,60), Manuel Maques (AC P Varzim) na marcha (21.42,47), Mykyta Sudasov (AC P Varzim) no peso (14,31) e Thais Beranger (CF Oliv. Douro) na altura (1,72).
Ainda relativamente às classificações finais deste Nacional, o destaque vai para a “luta” pelo segundo lugar feminino entre quatro equipas, que já nada podem fazer e estão nas mãos das equipas do grupo B. O Jardim da Serra, que foi 2º no grupo A, vê esse lugar em perigo. Perdeu nada menos de 10 pontos com as interferências das equipas do grupo B e, se nada se alterasse na 2ª jornada, desceria para terceiro, a um ponto do GA Fátima (3º no grupo A), que perdeu já oito pontos. Mas a J. Vidigalense, que era 4ª mas apenas perdeu 4,5 pontos, está agora bem perto, a apenas dois pontos e meio do 2º lugar. O SC Braga perdeu 7,5 pontos e mantém o 5º posto, mas somente com menos 2,5 pontos que a J. Vidigalense.
No setor masculino as coisas estão mais claras, já que a J. Vidigalense, que fora 2º no grupo A com 11 pontos de vantagem sobre o SC Braga (3º), perdeu apenas 4 pontos, contra 2 dos minhotos, que recuperaram um pouco mas ainda estão longe. Mais afastados do pódio ficaram a Casa do Benfica de Faro, que perdeu 8,5 pontos, e o CA Seia (menos 7,5), que, não havendo alterações na 2ª jornada, manteriam os 4º e 5º lugares, com apenas ponto e meio entre eles.
Em suma, a jornada deste domingo decidirá quem ganha o grupo B (na prática uma II Divisão) e como ficam os pódios do campeonato. Mas apenas as equipas mais fracas competem…
Resultados completos em https://fpacompeticoes.pt/