O Comité Olímpico Internacional (COI) confirmou o direito dos atletas da Rússia em competir sob a bandeira do Comité Olímpico Russo (ROC) nos próximos JO de Tóquio.
A World Athletics, aprovou uma lista de regulamentos sobre a emissão de autorizações aos atletas russos que poderão participar em provas internacionais com o estatuto de atletas neutros.
“Nos Jogos Olímpicos, os atletas não participam pelas suas Federações Internacionais, mas são membros da Equipa Olímpica do seu Comité Olímpico Nacional”, disse a assessoria de imprensa do COI à agência russa TASS.
“De acordo com o TAS e as respetivas diretrizes de implementação, que foram confirmadas pela WADA, os atletas devem inscrever-se e representar o ‘Comité Olímpico Russo’ e utilizar ‘ROC’ como sigla”, de acordo com o comunicado. “Como acontece com qualquer modalidade nos Jogos Olímpicos, é responsabilidade da Federação Internacional decidir as regras de elegibilidade.”
Em 2021, apenas até dez atletas poderão obter o estatuto ANA para competir nos principais eventos desportivos (Jogos Olímpicos, Campeonatos Mundiais e Campeonatos Europeus Sub-23), conforme decisão anterior da World Athletics.