Ruth Chepngetich bateu o recorde mundial da meia maratona em Istambul no passado domingo com a marca de 1h04m02s, superando assim o anterior recorde de 1h04m31s, estabelecido pela etíope Ababel Yeshane na Meia Maratona Ras Al Khaimah do ano passado, nos Emirados Árabes Unidos.
Ruth Chepngetich, que é também campeã mundial da meia maratona, diz que o seu novo recorde mundial é um “sonho que se torna realidade”.
“Estou muito feliz com este resultado incrível. Obrigado a todos pelas mensagens e pelo grande apoio. O recorde mundial é algo com que venho sonhando há algum tempo e estou muito feliz por fazê-lo nas ruas de Istambul”, disse Chepngetich.
A cidade turca pode muito bem ser a segunda casa de Chepngetich, pois nas últimas quatro edições, ela venceu em três ocasiões.
Em 2017, ela venceu a Maratona de Istambul em 2h22m3s6 antes de estabelecer dois anos depois, um novo recorde do percurso com 2h18m35s.
“A sua vitória é um lembrete para o mundo de que, de facto, o Quénia é uma potência em corridas de longa distância. Obrigado por hastear mais uma vez a nossa bandeira. Estamos orgulhosos de si”, disse o ex-primeiro-ministro Raila Odinga.
Muitos outros atletas também elogiaram a nova recordista pela determinação que ela demonstrou, apesar das condições húmidas e frias de Istambul.
“Parabéns, irmã, continua assim. O teu futuro é brilhante”, disse Brimin Kipruto, campeão olímpico dos 3.000 m obstáculos.