A Federação Australiana de Atletismo anunciou que vai estar ausente do Mundial de Estafetas que se disputa na Silésia em 1 e 2 de Maio, devido à situação de pandemia na Polónia.
O executivo-chefe da Federação, Darren Gocher, disse que embora a retirada seja dececionante para os atletas, foram tomados em conta todos os riscos associados à viagem para a Polónia e os requisitos de quarentena no regresso à Austrália. “É sempre dececionante retirar uma equipa de um grande evento, mas acreditamos que a decisão é do interesse da saúde e segurança dos nossos atletas, equipa e treinadores”, disse Gocher.
“Reconhecemos o trabalho que a World Athletics está a fazer, na tentativa de realizar um evento seguro antes dos JO de Tóquio, no entanto, depois de procurar o conselho de profissionais médicos e considerar os riscos à saúde, o conselho atual do governo e a necessidade de quarentena ao regresso à Austrália, foi decidido que não é viável ou seguro viajar para a Polónia para este evento”.
No lugar do Campeonato Mundial de Estafetas, a Federação Australiana planeia receber eventos de estafetas em Junho, com o apoio da Oceania Athletics para que as suas equipas de estafetas possam obter os mínimos de qualificação para estarem presentes nos JO de Tóquio.