A corrida de massas na distância de 10 km, planeada para 5 de Maio em Sapporo, Hokkaido, como parte do evento de teste olímpico do Festival da Maratona de Sapporo, vai ser cancelada.
A decisão oficial é esperada para breve. No entanto, mantém-se o evento-teste da Meia Maratona no percurso olímpico com cerca de 160 atletas de elite. A prova de 10 km tinha 2.500 atletas populares inscritos que iriam correr na metade norte do percurso para a maratona olímpica.
Em resposta ao número crescente de casos de infeção com variantes do coronavírus, as autoridades municipais e provinciais estenderam a sua política de pedir aos moradores de Sapporo para evitarem sair de casa desnecessariamente e viajar de e para outras áreas, até 14 de Maio.
Na semana passada, os líderes estudantis da Universidade de Hokkaido tinham entregado uma petição com 7 mil assinaturas à Universidade, protestando contra a decisão da administração em proibir todos os alunos atletas de competir em qualquer lugar, ao mesmo tempo que permitia que a prova de participação de massas do Festival da Maratona de Sapporo se disputasse no campus da universidade.