A maratona com Sara Moreira poderá ser vista em direto através do canal de YouTube do NN Running Team
Eliud Kipchoge é naturalmente a grande figura de cartaz da Maratona de Enschede que se disputa amanhã a partir das 7.30 (hora portuguesa).
Falando durante uma conferência de imprensa virtual organizada pela NN Running Team, Kipchoge disse que quer inspirar esperança em todo o mundo. “Estamos num momento em que o mundo está a sofrer devido à pandemia de Covid-19, mas quero fazer uma boa corrida que irá inspirar muitos e mostrar a eles que há esperança, apesar do que eles estão a passar no seu tempo”, disse Kipchoge.
“Sei que há milhares de atletas que dependem da modalidade para colocar comida na mesa e o vírus interrompeu a sua carreira. Quero pedir a eles que sejam sempre positivos e esperem que a situação volte à normalidade, porque esta é a carreira deles ”, acrescentou Kipchoge.
O queniano disse que esta será a sua segunda prova sem fãs, que agora se está a tornar comum devido à pandemia. “Não sabíamos que um dia estaríamos a competir no aeroporto, mas a situação obrigou-nos a correr sem espetadores e isto será normal até que a situação volte à normalidade.”
A prova foi adiada por uma semana, de 11 para 18 de Abril e transferida de Hamburgo para Enschede, devido ao aumento de infeções na cidade alemã.
A prova terá cerca de 70 participantes, muitos deles a tentarem obter os mínimos de qualificação para os Jogos Olímpicos de Tóquio. O tempo de qualificação da maratona masculina é 2h11m30s, enquanto a marca feminina é 2h29m30s.
Em femininos, Sara Moreira, campeã europeia da meia maratona de 2016 e a queniana Gladys Chesir são duas das favoritas ao triunfo. O objetivo da atleta nacional passa naturalmente pela marca de qualificação para Tóquio. “Esse é o objetivo. Não vou apontar um tempo pois depende de muitos fatores”.
A prova poderá ser vista em diretoatravés do canal de YouTube do NN Running Team.