A 44ª edição do Cross das Amendoeiras em Flor disputa-se hoje a partir das 9.45 e poderá ser vista no site da Associação de Atletismo do Algarve em aaalgarve.org e na Bola TV.
A lista de inscritos inclui 40 atletas na prova masculina e 20 na feminina, com Thierry Ndikumwenayo do Burundi, Hosea Kiplangat do Uganda, Fernando Carro, Azucena Diaz da Espanha e Likina Amebaw da Etiópia entre os participantes.
Ndikumwenayo foi nono no Campeonato Mundial de Atletismo de Corta-Mato em 2019 em Aarhus e venceu no mesmo ano, o Cross Internacional de la Constitución em Alcobendas. Na prova masculina, ele terá a companhia do campeão de corta-mato, o ugandês Kiplangat – sexto na prova de sub-20 em Aarhus – e do espanhol Olympian Carro, que também correu no Mundial de Corta-Mato e conquistou a prata nos 3.000 m obstáculos no Europeu de 2018.
Também estão inscritos, o búlgaro Mitko Tsenov e o estónio Deniss Salkauskas, o brasileiro Paulo Paula (agora atleta do Salgueiros) e o sueco Emil Danielsson.
Dos atletas portugueses, destaque para Rui Pinto, melhor atleta nacional nesta prova no ano passado, quando foi quarto, Rui Teixeira, que terminou logo a seguir a Rui Pinto e Eduardo Mbengani, sexto na última edição.