O Comité Olímpico Internacional (COI) fez um inquérito aos atletas, indagando se a sua ‘Regra 50’ – que proíbe as demonstrações – deveria ser ou não alterada.
Um total de 3.547 atletas foram consultados, sendo que 67% desejam manter o pódio olímpico livre de protestos e 70% desejam evitar manifestações em campo. O COI disse que serão consideradas sanções para aqueles que violarem a regra.
A ‘Regra 50’ da Carta Olímpica visa impedir protestos e manifestações a fim de “proteger a neutralidade do desporto e dos Jogos Olímpicos”.
Os protestos são proibidos no pódio, no campo da atividade desportiva ou em cerimónias. Kirsty Coventry, nadadora duas vezes campeã olímpica que preside à Comissão de Atletas do COI, disse: “Uma maioria muito clara dos atletas disse que não é apropriado demonstrar ou expressar as suas opiniões sobre o campo de jogo, nas cerimónias oficiais ou no pódio, por isso, a nossa recomendação é preservar (esses lugares) de qualquer tipo de protestos e manifestações ou atos percebidos como tal”.
“Por ser um atleta olímpica no campo de jogo, as cerimónias eram muito específicas e guardam memórias muito específicas no meu coração. Então, se eu pensar sobre quando estava a competir, não gostaria que algo me distraísse e me afastasse disso. É assim que ainda sinto hoje”.