A Organização do Mundial de 2022 divulgou o programa da competição que vai permitir aos atletas terem mais hipóteses de dobrarem as distâncias ao longo dos dez dias de duração do evento.
Os 100 m e 200 m, 200 m e 400 m, 800 m e 1.500 m, 1.500 m e 5.000 m, 5.00 m e 10.000 m serão possíveis sem que os atletas tenham que disputar mais do que uma distância num determinado dia. Outras duplas possíveis incluem salto em comprimento e triplo salto, além das provas de marcha de 20 km e 35 km.
A programação entre 15 a 24 de Julho, termina quatro dias antes do início dos Jogos da Commonwealth em Birmingham, enquanto o Campeonato Europeu em Munique começa em 15 de Agosto.
As medalhas serão decididas em todas as sessões noturnas e ainda, em algumas sessões matinais. Os lançadores do martelo e os atletas dos 10.000 m, por exemplo, terão que começar o seu aquecimento no início do dia para as suas finais.
O primeiro dia também termina com uma final de estafetas mistas 4×400 m, mas algumas horas antes, haverá séries.
Outra rutura com a tradição será a final dos 1.500 m na primeira metade do campeonato. A final dos 100 m será no primeiro fim de semana. Não há sessões matinais de 19 a 22 de Julho.
O evento individual final do Campeonato será os 1.500 m do decatlo, que a Organização diz ser uma homenagem ao campeão olímpico e mundial do decatlo, Ashton Eaton.
Pela primeira vez, o Campeonato terminará com a estafeta 4x400m femininos, honrando a promessa de maior igualdade de género feita pela World Ahletics no Dia Internacional da Mulher.
“O desenho do cronograma dos nossos campeonatos mundiais é uma arte e uma ciência, com muitas partes móveis para encaixar ”, disse Sebastian Coe.
“Nós esforçamo-nos para criar todas as oportunidades para os nossos atletas brilharem, no estádio, na estrada e nas telas à volta do mundo, e estamos ansiosos para vê-los fazer isso em Oregon, já que o nosso principal evento é realizado pela primeira vez nos Estados Unidos.
Se quiser consultar os horários das provas, CLIQUE AQUI