A jovem norte-americana Maggie Williams caiu três metros antes cortar a meta numa prova escolar de 800 m disputada no Oregon. Apesar disso, ela estabeleceu um recorde escolar, o que não foi suficiente para deixar satisfeito o seu treinador Dave Turnbull. Tudo porque ela foi obrigada a correr de máscara.“Foi uma cena muito assustadora”, disse Turnbull.
Este apelou entretanto para a Autoridade de Saúde do Oregon e à governadora do Oregon, Kate Brown, reconsiderando a obrigatoriedade do uso da máscara. Oregon é o único estado do país que exige a máscara durante as competições ao ar livre do ensino médio. Turnbull disse: “Estou preocupado com a regra da máscara desde que a definiram”.
Williams caiu na linha de chegada. Turnbull disse: “Na modalidade de atletismo, parte do que o atleta faz é ultrapassar os limites. Já vi muitas crianças caírem no final de uma corrida. O que geralmente se vê é que eles chegam a um final controlado. Eles ficam instáveis. Nunca vi ninguém – faço isto há 31 anos – e nunca vi ninguém logo a seguir à linha de chegada, perder basicamente a consciência. “Isso foi o que aconteceu com Maggie. … Eu nunca vi ninguém com este tipo de falha de mente/corpo”.
Turnbull disse ainda que não tem a certeza se Williams disputará novamente provas de 800 m nesta época, a menos que seja alterada a obrigação da máscara em plena competição.