Três dos principais atletas russos enviaram pedidos à World Athletics para obterem o estatuto de atletas neutros, a fim de poderem participar em torneios internacionais, incluindo os JO de Tóquio, disse o empresário de atletas Pavel Voronkov à agência TASS.
Os atletas que agora fizeram o pedido são Yekaterina Koneva (triplo salto), Alexander Menkov (salto em comprimento) e Valery Pronkin (lançamento do martelo).
Em 18 de Março, o Conselho Mundial da World Athletics anunciou a decisão de restabelecer “o programa de Atleta Neutro Autorizado (ANA) para atletas limpos da Rússia”. Em 31 de Março, o Conselho Mundial publicou uma lista de diretrizes sobre a concessão do estatuto ANA aos atletas russos neste ano.
A lista de diretrizes para o programa ANA dos atletas russos incluía 12 disposições. De acordo com uma das disposições publicadas, a emissão do estatuto ANA para atletas maiores de 20 anos exige uma taxa de 250 dólares, enquanto atletas menores de 20 anos devem pagar uma taxa de100 dólares. A mesma quantia foi exigida aos atletas russos no ano passado. No entanto, nenhum deles chegou a receber o estatuto de neutro em 2020. No início deste mês, o órgão regulador mundial do atletismo mundial anunciou a decisão de devolver aos atletas russos todas as taxas que pagaram, como parte dos seus pedidos de estatuto neutro em 2020.
Em 2021, apenas dez atletas poderão obter o estatuto ANA para competir nos principais eventos desportivos.