A Federação Etíope de Atletismo cancelou a prova seletiva da maratona olímpica marcada para Genève, na Suíça, A prova que estava originalmente marcada para domingo dia 2 de Maio, foi agora antecipada para o dia anterior, em Sebeta, na Etiópia, que fica a 2.350 metros de altitude, cerca de 24 km a sudoeste de Addis Abeba. O formato permanecerá o mesmo, com os três primeiros classificados a conseguirem as vagas na seleção etíope para a maratona olímpica de Sapporo. No entanto, esta prova seletiva terá apenas 35 km.
Haji Adilo, técnico da equipa de maratona olímpica da Etiópia, afirmou que a prova foi transferida de Genève devido a preocupações com o COVID. Muitos dos principais atletas etíopes estão a residir em hotéis em Addis Abeba desde Janeiro e Adilo disse que havia a preocupação de que uma viagem à Suíça pudesse resultar num teste positivo que excluísse um ou mais atletas. Olímpica dos EUA em 2020
Apesar de transferir as provas para a Etiópia – tornando a corrida mais acessível aos candidatos a atletas olímpicos, Adilo disse que as provas não terão muitos participantes. Segundo Adilo, a prova feminina será composta apenas por seis atletas: Roza Dereje , Birhane Dibaba , Degitu Azimeraw , Zeineba Yimer , Tigist Girma e Ashete Bekere.
A prova masculina deverá ter um maior número de participantes. Não há a certeza de que três dos melhores maratonistas possam participar, supostamente devido a problemas com lesões. São eles, Kenenisa Bekele (três medalhas de ouro olímpicas, segundo melhor tempo de sempre na maratona), Birhanu Legesse (duas vezes vencedor em Tóquio e com um recorde pessoal de 2h02m) e Mosinet Geremew (medalhado de prata no Campeonato do Mundo, com um recorde pessoal de 2h02m55s). Sendo possível que Bekele, Legese e Geremew não participem na prova e com apenas três outros atletas inscritos (Sisay Lemma, Lelisa Desisa e Shura Kitata), faria pouco sentido realizar uma prova com apenas três atletas. Assim, aumentou o número de candidatos aceites, com Mule Wasihun (recorde pessoal de 2h03m16s), Getaneh Molla (2h03m34s, vencedor em Dubai 2019) e Kinde Atanaw (2h03m51s, vencedor em Valência 2019).