O SC Beira Mar foi fundado em 1922 e tem 15 Secções em funcionamento. Afonso Miranda é o atual presidente do clube e Rui Diniz, o responsável da Secção que tem um orçamento anual à volta de dez mil euros.
Curiosamente, a escolha do nome Beira Mar foi feita em alusão ao bairro aveirense com o mesmo nome e foi oficialmente fundado na passagem do ano de 1921 para 1922, numa sessão que começou na noite de 31 de Dezembro de 1921 e que culminou no dia seguinte, 1 de Janeiro de 1922, conforme consta da ata de constituição então reproduzida.
Afonso Miranda é o atual presidente, reeleito no dia 24 de Abril. O clube tem 1.200 sócios que pagam quotas entre os 1,75 e os 25 euros mensais.
15 Secções com mil praticantes
Sendo um clube quase centenário, tem atravessado alguns períodos difíceis, mais por causa da gestão no futebol. Tem a sua sede social e 15 Seções em funcionamento que movimentam cerca de mil praticantes. São elas, o atletismo, basquetebol, bilhar, boxe, capoeira, E-Sports, futebol, futsal (formação, sénior e veteranos), jiu jitsu, judo, karaté, paintball e squash.
Atletismo com 55 atletas
A Secção de Atletismo terá sido fundada antes de 1979 porque esteve na origem da formação da Associação de Atletismo de Aveiro nesse ano. Rui Diniz é o responsável da Secção que tem neste momento 55 atletas que participam em provas de estrada, corta-mato, trail e pista.
A Secção conta com três treinadores, Filipe Pedro (Coordenador e treinador do grupo competição) Jalyson Jade (treinador do grupo de formação) e Filipa Cancela (treinadora adjunta do coordenador do grupo competição).
O clube está satisfeito com os resultados dos atletas. Delineou um plano de expansão da modalidade junto das escolas e empresas, com o objetivo de ter esta época 120 atletas, meta que não se tornou possível atingir devido à pandemia. “Temos resistido com alguma dificuldade mas muito positivos”, disse Rui Diniz.
Os objetivos competitivos passam pela participação nos principais campeonatos distritais de pista e de corta-mato; participação em estágios e seleções distritais promovidos pela Associação de Atletismo de Aveiro; participação nos principais campeonatos nacionais de pista e de corta-mato, promovidos pela Federação Portuguesa de Atletismo, Direção-Geral da Educação (Desporto Escolar) e FADU (Desporto Universitário).
A Secção organiza uma prova, denominada Beira-Mar Virtual Challenge.
SC BEIRA-MAR
Concelho: Aveiro
Ano fundação: 1922
Presidente: Afonso Miranda
Sócios: 1.200
Atletas: 55
Técnicos: 3
Orçamento: 10.000 euros
“O Atletismo precisa de se modernizar”
Orçamento de cerca de dez mil euros
O orçamento da Secção deve rondar esta época os dez mil euros anuais. Contando com subsídios estatais e a mensalidade dos atletas e sem apoios de privados, as receitas são insuficientes para fazerem face às despesas.
Existe uma Comissão de Pais que faz a gestão das compras dos equipamentos, bem como a cobrança das cotas mensais e outros, referentes a cada atleta. Os apoios aos atletas passam pelas inscrições, transportes e equipamentos.
Rui Diniz lamenta a “falta de instalações próprias para treinar, a qualidade e o preço da pista da Universidade de Aveiro”.
A terminar, salientou a necessidade do atletismo evoluir. “O Atletismo precisa de se modernizar, dando origem a provas para os mais novos mais criativas, divertidas, inclusivas e de sucesso individual e coletivo”.