Depois de o governador de Oregon ter revogado a obrigação de praticar desporto com máscara, a Delaware Interscholastic Athletic Association (DIAA) não concordou e continua a forçar os atletas a usar máscaras em modalidades ao ar livre.
Numa reunião de emergência, o conselho de diretores da DIAA não aprovou uma moção que poderia permitir aos atletas retirar as máscaras quando praticassem desporto.
A DIAA enviou um inquérito a todas as associações atléticas de escolas do ensino médio do país. Dos estados que responderam, 13 (incluindo Delaware) exigem o uso de máscaras durante a competição, enquanto 29 não exigem.
“A única evidência que temos é o facto de que atravessamos o outono e o inverno com algumas modalidades de alto risco, como luta livre, futebol e até basquetebol, sem nenhuma documentação de lesões pelo uso da máscara”, disse o conselheiro Stan Waterman, treinador de basquetebol masculino e diretor de atletismo assistente da Sanford School. “Falar como treinador, lá dentro, no inverno, com máscara, foi difícil, obviamente, mas eles superaram e conseguiram. Acho que na primavera, também podemos superar isso, e parece ser uma decisão mais acertada para nós.”