A ultramaratonista escocesa Anna Rutherford, de 38 anos, bateu o recorde da prova Southern Upland Way com 212 milhas. A atleta percorreu o percurso de costa a costa de Portpatrick, no oeste, a Cockburnspath, no leste, em 62 horas e 34 minutos, batendo o recorde anterior por mais de 17 horas. Curiosamente, ela tinha sido mãe há apenas nove meses.
Para ela, o segredo do seu tempo recorde foram cubos de caldo. Em entrevista à BBC da Escócia, Rutherford explicou que ela achou incrivelmente difícil comer durante o seu desafio das 212 milhas: “Eu poderia comer qualquer comida que eu quisesse, pois havia uma van encontrando-me em alguns pontos ao longo do caminho com suprimentos, mas eu simplesmente não poderia comer. Então, a minha amiga Lucy Colquhoun deu-me um saco de cubos de caldo seco e isso foi incrível. Eu estava a perder tantos eletrólitos, então os cubos de caldo ajudaram-me muito, pois são sal puro”.
Rutherford bateu o anterior recorde de 79 horas e 46 minutos, estabelecido pela britânica Rosie Bell em 2019. Durante o seu desafio, a mãe de dois filhos dormiu apenas um total de 90 minutos, ficou doente duas vezes e teve úlceras na boca quando cruzou a meta.
Falando sobre os rigores da sua ultramaratona, Rutherford disse: “A parte mais difícil foi saber quanto tempo ia durar e saber que me levaria ao ponto de rutura absoluto. Eu sabia que as minhas pernas doeriam, mas não tinha ideia de como o meu corpo iria quebrar. Foi terrível”.
‘Eu estava tremendo de frio e exaustão e só pensava – continua a andar, rasteja se precisares, mas continua indo em direção à costa e eventualmente ela estará lá, e eventualmente, terminarás”.