Realizou-se ontem no Estádio Olímpico de Tóquio um evento-teste com 420 atletas que competiram em 20 provas, algumas com eliminatórias e finais, distribuídas em duas sessões, de manhã e à noite.
Devido à situação pandémica no Japão, com o estado de emergência a ser prolongado até ao final deste mês no país, o meeting decorreu sem público.
Acabou por ser um evento-teste que permitiu à Organização refinar os protocolos de saúde e medidas de distanciamento, a pouco mais de dois meses dos Jogos Olímpicos.
O norte-americano Justin Gatlin esteve em destaque ao vencer os 100 m em 10,24 s (0 m/s), à frente dos japoneses Shuhei Tada (10,26) e Yuki Koike (10,28).
Gatlin, de 39 anos, tinha feito 9,98 (+1,4 m/s) em 17 de Abril na Flórida. O seu grande objetivo atual é competir pela quarta vez em Jogos Olímpicos.
O campeão mundial de salto em altura, Mutaz Barshim fez a sua primeira aparição fora do seu país em dois anos, empatando com o campeão nacional do Japão, Naoto Tobe, ambos com 2,30 m.
Apesar do estado de emergência, já foram realizados 11 eventos de teste desde o mês passado, sem um único caso positivo de Covid-19. Ainda assim, parece que o público japonês continua a não estar convencido, com várias pesquisas a indicarem que a maioria não quer que os Jogos ocorram em Julho.