O jogador de futebol norte-americano DK Metcalf que joga no Seattle Seahawks, ambiciona correr os 100 m nos JO de Tóquio. Inscreveu-se no meeting Golden Games disputado neste fim de semana e com 104 kg e 1,93 m de altura, correu a distância em 10,37, sendo nono e último na sua série.
Metcalf começou forte, explosivo como um bom apanhador de futebol. Mas quebrou muito a partir dos 50 metros, incapaz de acompanhar sprinters mais leves como Cravon Gillespie ou Michael Rodgers, dominando a série com 10,11. O primeiro pesa 72, o segundo 81 kg e, o mais importante, a sua vida desportiva é o atletismo, o que não é o caso de Metcalf.
No final da prova, Metcalf estava “feliz”. “É uma grande oportunidade de correr com estes super talentos. Queria provar-me, estar aqui vale a pena. Sou jogador de futebol e não atleta. Isto é o que posso fazer e queria mostrar, “ele disse à CBS.
Com estes 10.37, Metcalf tira um peso dos ombros, pois ao anunciar a sua participação nos Golden Games, ele foi muito criticado, havendo quem dissesse que ele não era capaz de correr os 100 m em menos de 11 segundos. Mas houve quem o defendesse como Noah Lyles que disse: “Divirte-te e aproveita.”
O sonho olímpico está longe para Metcalf, porque o mínimo é 10,05 e, além disso, há muitos e bons sprinters candidatos aos três lugares vagos. Mas ficou a experiência e coragem em desafiar-se a si próprio.