Três atletas quenianas adquiriram a nacionalidade romena com o objetivo de conseguirem ter mais oportunidades em participar nas grandes competições internacionais. São elas Joan Chelimo, Stella Ruto e Delvine Meringor.
Na cerimónia de juramento, as três atletas usaram vestidos confecionados com a bandeira nacional da Roménia, enquanto seguravam uma Bíblia. Elas assinaram os documentos e tiraram fotos, na companhia de quatro membros do seu país de acolhimento, enquanto seguravam a bandeira romena.
Joan Chelimo, duas vezes vencedora da Meia Maratona de Boston, afirmou: “É um dia especial porque amamos a Roménia e adquirimos a cidadania. Estamos ansiosas para representar o país em vários eventos e apresentar bons resultados.”
“Espero deixar a Roménia orgulhosa ao ganhar medalhas nos Jogos Olímpicos, no Campeonato Mundial e em eventos futuros”, acrescentou ela.
Stella Ruto é especialista dos 3.000 m obstáculos e Delvine Meringor é maratonista.
Nada contra desde que a WA trata todos por igual. Pois elas para puderem correr pela Roménia ainda vão ter que esperar uns bons meses.
Espero que bons atletas estrangeiros e principalmente nas disciplinas deficitárias do nosso atletismo escolham representar Portugal, pois só nos vão ajudar a trazer mais valor ao nosso atletismo, sem medos e preconceitos!