A Ucrânia desistiu da sua participação da Superliga Europeia que se disputa neste fim de semana em Chorzow, na Polónia, com a participação de Portugal.
Numa carta da Federação de Atletismo da Ucrânia à Associação Europeia de Atletismo, é confirmada a sua retirada, que foi justificada com os testes positivos detetados na sexta-feira e no sábado num centro de treino em Lutsk.
A decisão da retirada foi tomada numa reunião do Comité Executivo da Federação e seguiu o conselho dos médicos da seleção, devido ao contato próximo dos atletas com outros membros da seleção ucraniana que se preparava para partir para Chorzow.
A Associação Europeia de Atletismo já confirmou que a Ucrânia não será substituída na Superliga deste ano e que será automaticamente despromovida para a Primeira Liga de 2023.
Entao estara assegurada a permanencia de Portugal nao?
Assim parece, se a Ucrânia é desqualificada e vai ser rebaixada em 2023, e só sobe uma equipa da primeira liga, significa que ninguém mais desce.
Mas isto tudo pode mudar e rebaixarem mais uma, pois assim a competição pode ficar inquinada.
A ver vamos o que se vai passar!
Afinal descem 2 equipas.
No Wikipédia a informação está errada, pois diz que só uma da primeira liga é promovida, mas são duas, acabei de confirmar no site da EA.
Boa Sorte Portugal!
Para além da Ucrânia, desce outra equipa.
Penso que descem duas, por isso só se houver outra desistência.
Mas a descida de duas equipas ja estava prevista antes da desistencia da Ucrania? Obrigado.
Já estava sim.
Vai ser um fim de semana apaixonante e desafiante para o atletismo português.
Muito dificilmente escapamos da descida, mas se tudo correr melhor do que o esperado para a nossa selecção e uma das outras estiver azarada, nunca se sabe.
No programa oficial na página 23 em INFORMATION ABOUT EUROPEAN ATHLETICS TEAM CHAMPIONSHIPS que está no site da competição (https://silesia21.com/wp-content/uploads/2021/05/Official-Programme.pdf) diz que são 3. Por isso são despromovidos 2 (+ a Ucrânia).
“The promotion and relegation system developed by the European Athletics Federation determines participation in each of the four leagues. In the Super League, the three teams with the lowest total points will be relegated to compete in the first league in the next European Team Championships edition. Their place is taken by the top 3 teams of the first league.”
As informações estão um pouco confusas.
Em uns sítios dizem uma coisa e em outros outra.
Nesta noticia de 1/12/2020 no site da EA diz que só 2 equipas sobem da primeira liga para a superliga.
https://european-athletics.com/news/will-norway-secure-promotion-back-into-the-super-league-cluj-napoca
Ora se duas sobem, têm que duas descer. A não ser que esteja reservado 1 lugar a um país organizador.
Está confusa a informação.
Obrigado pelas informações.