Mo Chula Vista Filed Testing Festival, na Califórnia, disputado este fim de semana, duas atletas estiveram em destaque ao conseguirem as melhores marcas mundiais da época nos saltos em altura e comprimento.
Na altura, a norte-americana Vashti Cunningham, campeã mundial de pista coberta em 2016 e medalha de bronze em Doha 2019, saltou 2,02 m, deixando a segunda classificada Jelena Rowe a nove centímetros.
No comprimento, o maior destaque foi para a nigeriana Esse Brume com um salto a 7,17 m (+1,1 m/s), novo recorde do continente africano. Todos os seus saltos foram superiores a 6,75.
A norte-americana Brittney Reese, campeã olímpica em Londres 2012 e tetracampeã mundial, foi segunda com 7,10 (+2,3 m/s). No terceiro lugar, ficou Chantel Malone, ex-porto-riquenha que agora compete pelas Ilhas Virgens Britânicas, com 7,07 m (+2 m/s), novo recorde pessoal. Curiosamente, todas as três saltadoras conseguiram as suas melhores marcas no salto final.
No comprimento masculino, venceu o norte-americano Jeff Henderson com 8,39 m (+1,5 m/s), seguido de Marquis Dendy com 8,29.