A Organização do meeting de Gatesehad, integrado na Liga Diamante, anunciou as principais varistas que estarão presentes em 13 de Julho.
A britânica Holly Bradshaw, dona de um recorde nacional ao ar livre com 4,82 m em Huelva.
A norte-americana Katie Nageotte, a número 1 do mundo este ano, após limpar 4,94 m num meeting disputado no seu país. A atleta de 30 anos também saltou 4,93 m ao ar livre no mês passado nos Estados Unidos e foi no ano passado a melhor mundial com 4,92 m.
Anzhelika Sidorova, atual campeã mundial tem um recorde pessoal de 4,95 m, obtido no Mundial de Doha, onde se sagrou campeã mundial. A atleta de 29 anos é uma de um pequeno número de atletas russos que foram autorizados a competir como Atletas Neutros.
A grega Katerina Stefanidi, atual campeã olímpica e com um recorde nacional de 4,91 m, estabelecido no Reino Unido quando ela se sagrou campeã mundial em Londres, em 2017.
A norte-americana Sandi Morris, atual campeã mundial de pista coberta, conquistou também medalhas de prata nos JO de 2016 e no Campeonato Mundial de 2019. Detém a segunda marca mundial de sempre ao ar livre com 5,00 m. Sagrou-se ainda campeã mundial de pista coberta em Birmingham e foi vice-campeã no Campeonato Mundial de 2017, em Londres.
Dada a qualidade das atletas, espera-se uma marca próxima do recorde mundial de 5,06 m estabelecido por Yelena Isinbayeva em 2009. Vários recordes mundiais de salto com vara feminino já foram alcançados no Gateshead International Stadium. A checa Daniela Bartova, por exemplo, estabeleceu um recorde mundial com 4,14 m em 1995, enquanto a russa Isinbayeva estabeleceu recordes mundiais de 4,82 m em 2003 e 4,87 m em 2004 na mesma pista.
Gateshead recebeu o primeiro meeting da Liga Diamante deste ano em Maio, depois de Rabat ter desistido. Agora, em 13 de Julho, o mesmo local receberá o sétimo meeting da Liga Diamante, depois de ter sido transferido de Londres.