Dois anos após a sua saída da Nike e poucos dias depois de se classificar para os seus quintos Jogos Olímpicos, Allyson Felix está decidiu agora tornar-se empresária.
Felix anunciou no Instagram que está a lançar a sua própria marca de sapatos chamada Saysh, uma marca que diz ela, “representa esperança, aceitação e o poder de criar mudanças”.
“Quando me vir a correr, saiba que não estou a concorrer por medalhas. Estou a concorrer por mudança. Estou a concorrer por uma maior equidade para cada uma de nós. Estou a concorrer pelas mulheres. Mais do que tudo, estou a concorrer, correndo em direção a um futuro onde jamais é dito a nenhuma mulher ou menina para saber o seu lugar”, escreveu Felix no Instagram.
Felix, que conquistou seis medalhas de ouro olímpicas, teve em 2019 uma desavença pública com a Nike, o seu patrocinador de longa data. Ela escreveu um artigo no New York Times, explicandoque queria começar uma família em 2018 sabendo que isso poderia prejudicar o seu contrato com a Nike, pois ela estava a tentar renovar um contrato que tinha expirado em Dezembro de 2017. Felix disse que a Nike lhe ofereceu um contrato 70% inferior ao que ela recebia antes de engravidar.
A atleta não voltou a assinar com a Nike, tendo esta mudado em 2019, as suas políticas de maternidade, como resultado de uma reação pública e uma investigação do Congresso, de acordo com o Washington Post. Mais tarde, Felix assinou um acordo com a marca Athleta da Gap.
Desde a separação da Nike, Felix passou a ser uma ativista pela proteção materna para atletas do sexo feminino e pelas desigualdades no sistema de saúde para as mães negras.
“Nenhuma mulher deveria ter que escolher entre ser profissional e ser mãe. Agora, por causa desta luta, os contratos de patrocínio parecem diferentes para muitas atletas”, escreveu Felix no Instagram.
Ela continuou: “Durante a minha gravidez, tive complicações. E percebi que precisava de usar a minha voz para chamar a atenção para outra injustiça: uma injustiça racial no nosso sistema de saúde. Falei ao Congresso dos Estados Unidos sobre a minha experiência e continuo a usar as minhas palavras para mudar. “
Saysh é uma marca de sapatos projetada “para e por mulheres”, diz o site. Os sapatos Saysh One estão à venda por 150 dólares.