Langenthal e Smederevo estão separados por cerca de 1300 quilómetros, mas no domingo, a suíça Salome Lang e a montenegrina Marija Vukovic saltaram ambas 1,97 m nas suas respetivas competições, mais ou menos ao mesmo tempo, melhorando assim os seus próprios recordes nacionais.
Foi no Campeonato Nacional da Suíça que Salome Lang acrescentou mais um centímetro ao seu recorde nacional, falhando depois as três tentativas a 2,00 m.
Marija Vukovic, campeã mundial Sub-20 em 2010, somou dois centímetros ao seu anterior recorde nacional conseguido em 2016, conquistando o seu primeiro título do Campeonato dos Balcãs, e reservando um lugar nos JO de Tóquio.
Outras atuações de destaque em Smederevo, a cerca de 50 km de Belgrado, incluíram Hanna Skydan, do Azerbaijão, vencedora do martelo com 71,18 m, a turca Emel Dereli lançando o peso a 18,41 m, a apenas 16 do seu recorde nacional, e a romena Florentina Iusco, que saltou 6,65 m e derrotou a sérvia Milica Gardasevic, que foi a segunda com 6,61m.
Nas provas masculinas, entre os medalhados de ouro estiveram o grego Emmanouil Karalis, com 5,70 m no salto com vara, e o seu compatriota Nikolaos Andrikopoulos no triplo salto com 16,73 m, enquanto o lançador do disco montenegrino Danijel Furtula venceu com um lançamento a 62,96 m.