Os Jogos Olímpicos vão decorrer sem espetadores na cidade-sede de Tóquio, disse ontem a Organização, quando o aumento de casos do coronavírus forçou o Japão a declarar estado de emergência na capital durante os Jogos.
O primeiro-ministro Yoshihide Suga disse que é essencial evitar que Tóquio, onde a variante Delta se está a espalhar rapidamente, se torne um foco de novas infeções.
As pessoas também serão solicitadas a não se reunirem em eventos nas vias públicas, como o triatlo, embora as autoridades tenham dito que alguns locais fora da grande área metropolitana de Tóquio permitiriam um pequeno número de espectadores.
“É lamentável que estejamos realizando os Jogos num formato muito limitado, enfrentando a disseminação de infeções por coronavírus”, disse o presidente do Tóquio 2020, Seiko Hashimoto, após conversas entre funcionários do governo, organizadores de Tóquio e representantes olímpicos e paraolímpicos. “Sinto muito por quem comprou os bilhetes.”
As regiões vizinhas de Tóquio de Kanagawa, Saitama e Chiba também não permitirão espectadores nos seus eventos olímpicos, disse o governo.
Grande parte da população do Japão ainda não foi vacinada contra o COVID-19, alimentando o temor de que o influxo de milhares de atletas e restantes comitivas geraria mais infeções. Especialistas da área da medicina afirmaram há semanas que o ideal seria realizar os Jogos sem espectadores.
O novo estado de emergência em Tóquio, no qual os restaurantes serão solicitados a não servir bebidas alcoólicas, começará na segunda-feira e vai até 22 de Agosto.