A Unidade de Integridade de Atletismo (AIU) anunciou que vai fazer cerca de 800 testes antidoping com o atletismo nos JO de Tóquio. Cerca de 300 serão feitos na Aldeia Olímpica antes do início da modalidade em 30 de Julho. Os restantes 500 serão feitos nos atletas durante a competição, no Estádio Nacional de Tóquio e nas provas de maratona e marcha em Sapporo.
Segundo a AIU, desde o início do ano e até 15 de Julho, o organismo fez mais de 3.800 amostras, 2.700 delas de surpresa e as restantes em competição.
Em2020, a AIU fez 4.700 amostras de atletas de 90 países, meio mil deles fora da competição.
David Howman, presidente da AIU, disse: “A pandemia Covid-19 apresentou desafios sem precedentes, mas não afetou a determinação da AIU de proteger a integridade do atletismo. Embora tenhamos certamente que adaptar a forma como estamos a executar o nosso programa de testes, a nossa visão clara era que o máximo de testes possível deveria continuar, respeitando todos os protocolos de saúde e segurança aplicáveis. Acredito que os detalhes das nossas atividades de teste, desde o início de 2020 até meados de Julho de 2021, irão assegurar aos atletas limpos competindo em Tóquio que fizemos tudo o que podíamos para oferecer uma prática desportiva nivelada. ”