O francês Morhad Amdouni tem sido muito criticado nas redes sociais pelo vídeo onde é visto a derrubar uma fila inteira de garrafas de água numa mesa de abastecimentos. Amdouni apanhou então para si a última garrafa, antes de acelerar e continuar a correr.
O vídeo causou rapidamente polémica nas redes sociais, com muitos a acusar Ambouni de conduta anti-desportiva, agindo de uma forma que trai o espírito olímpico, e até a fazer batota. Houve, no entanto, outros que defenderam a sua ação e consideraram o caso como um acidente que foi exagerado.
O atleta francês quebrou agora o silêncio, tentando explicar o que aconteceu. Ele postou no Facebook para responder às alegações de artimanha e tentou explicar como ele conseguiu acertar em todas as garrafas, com um raciocínio bizarro.
Amdouni escreveu: “Para garantir frescura às garrafas, estas são molhadas em água o que as torna escorregadias. No entanto, é claro que estou a tentar arranjar uma desde o início da fila mas estas mal escorregam ao tocarmos nelas.
“Com o cansaço e tudo isso, comecei aos poucos a perder lucidez e energia, enquanto aguentava firme.”
Amdouni fez questão de pedir desculpas pelas suas ações, apesar da natureza aparentemente acidental do incidente. Ele disse: “Gostaria de pedir desculpas aos atletas. A certa altura, eu estava a tentar segurar uma garrafa de água, mas deixei cair um pouco. Não foi fácil tentar aguentar”.
“Por princípio, procuro poder compartilhar também durante a corrida, as garrafas de água, respeitando todos”. Amdouni acabou a maratona olímpica no 17º lugar.