O “dia do lançamento do dardo” será celebrado na Índia em 7 de Agosto, para comemorar o título olímpico de Neeraj Chopra nos JO de Tóquio. Ele foi o primeiro medalhado de ouro indiano no atletismo.
A Federação Indiana de Atletismo disse que o dia 7 de Agosto seria chamado o “Dia do Lançamento do Dardo” e que as competições nacionais de dardo seriam realizadas todos os anos no país.
“Sinto-me honrado por ter sido uma fonte de inspiração para o atletismo indiano e, em particular, o dardo”, disse ontem Chopra a jornalistas.
Recebido como um herói no seu regresso à Índia
Neeraj Chopra passou a ser uma estrela no seu país aos 23 anos, graças ao lançamento de 87,58 m na final do dardo em Tóquio. “Estou feliz por as crianças terem a oportunidade de competir nas provas do dardo e espero que consigamos mais medalhas no atletismo.”
Centenas de fãs reuniram-se no Aeroporto Internacional de Delhi na segunda-feira para recebê-lo como um herói. “Quando voltei para a Índia, o clima era diferente e quando desembarquei, percebi que havia feito algo grande pela nação para receber esta homenagem. “
Primeira medalha de ouro no atletismo, após um século de espera
Com a medalha de ouro de Chopra, a Índia conquistou sete medalhas, o seu melhor desempenho olímpico depois dos Jogos de Londres em 2012, onde subiu seis vezes ao pódio. Chopra, que já tinha obtido medalhas de ouro nos Jogos da Commonwealth e nos Jogos Asiáticos de 2018, disse querer agora, um lugar no pódio no Campeonato Mundial de Atletismo que será disputado nos Estados Unidos em 2022.