É já na próxima semana que se vai disputar a final da Liga Diamante em Zurique. Eis o que precisa saber sobre esta final com muitos dos melhores atletas do mundo, entre os quais, cinco atletas portugueses.
Dois dias, dois locais, uma cidade
A final da Liga Diamante será nos dias 8 e 9 de Setembro e irá coroar 32 campeões desta época.
A grande final decorrerá em dois dias, em dois locais diferentes. As finais do lançamento do peso, salto em comprimento, 5.000 m e salto em altura feminino serão realizadas na praça Sechseläutenplatz, nas margens do Lago de Zurique, na noite de quarta-feira, e todos os outros eventos terão lugar no Estádio Letzigrund na noite seguinte. Embora as provas do primeiro dia na cidade sejam uma novidade, o Estádio Letzigrund é um local familiar: co-sediou todas as finais da Liga Diamante desde o início da série em 2010.
Caminho para chegar a Zurique
Algumas das maiores estrelas do atletismo mundial lutarão pelo título da Liga Diamante em Zurique, mas nenhum deles está presente apenas pelo seu nome. Todos eles conquistaram o seu lugar na final com atuações consistentes ao longo da época nos vários meetings da Liga Diamante. Desde a abertura da época em Gateshead em Maio, os atletas competiram por pontos de qualificação ao longo de 11 meetings da série. Em cada disciplina, os atletas com mais pontos no final da época, classificaram-se para a final em Zurique. Nos 100 m, 100/110 m barreiras e 800 m, são os oito primeiros que se classificam, enquanto nas provas de 200 m e 400 m, são os sete primeiros. Alguns campos serão mais compactos do que nos anos anteriores, com os seis primeiros classificados nas disciplinas técnicas e os 10 primeiros nas corridas de meio-fundo e fundo.
Troféu Diamante
Os vencedores de cada disciplina em Zurique serão coroados campeões da Liga Diamante e receberão um prémio monetário no valor de 30.000 dólares. Ainda mais importante, cada um deles levará para casa o cobiçado Troféu de Diamante. Obra-prima de 4,8 quilos e 35 centímetros de altura projetada e produzida pelo joalheiro suíço Beyer, o troféu é um dos mais reconhecidos do desporto mundial. A secção do meio representa a pista, enquanto o “diamante” de vidro lapidado no topo representa o brilho dos campeões.
Prémio de “Atleta Mais Consistente”
2021 também verá a introdução de um novo prémio para o “Atleta Mais Consistente”, para homenagear aqueles que apresentaram desempenhos consistentemente excelentes ao longo da época da Liga Diamante. Dez atletas receberão o prémio, sendo um vencedor masculino e feminino, respetivamente, nas provas de velocidade, barreiras, provas de fundo, saltos e lançamentos. Cada vencedor receberá um prémio de 20.000 dólares.
Inovações e formatos clássicos
Embora os eventos na cidade não sejam novidade, Zurique terá pela primeira vez provas de pista fora do estádio, numa final da Liga Diamante. As finais de 5.000 m na quarta-feira à noite decorrerão numa pista montada com 560 metros, na Sechseläutenplatz. Já nos lançamentos e saltos horizontais, os atletas competirão no formato clássico. O formato da Final 3, que foi testado ao longo da época, não será utilizado na Final da Liga Diamante.
Christian Taylor e Renaud Lavilenie com sete Troféus
Alguns atletas, como o campeão olímpico de salto com vara, Armand Duplantis, esperam conseguir agora o seu primeiro título da Liga Diamante. Outros já ganharam vários Troféus Diamante na sua carreira. Os dois atletas de maior sucesso na história da Liga Diamante são o norte-americano do salto triplo Christian Taylor e o francês do salto com vara Renaud Lavillenie, ambos com sete títulos. Apenas um punhado de atletas, incluindo Allyson Felix, Caterine Ibarguen e Noah Lyles, já ganhou o Troféu Diamante em duas disciplinas diferentes no mesmo ano.