Durante muitos anos, eram raras as Organizações que demonstravam preocupações ambientais com as corridas. Ainda hoje em muitas delas, encontramos muito lixo criado pelos corredores. Por exemplo, quantas vezes não vemos na Meia Maratona de Lisboa, cascas de bananas espalhadas pelo chão, por falta de civismo de alguns corredores?
Em Portugal felizmente, já há algumas Organizações com preocupações ambientais, desde a entrega dos dorsais, aos carros elétricos que acompanham a frente da prova, aos abastecimentos durante o percurso e na meta.
No entanto, em algumas provas, a questão da sustentabilidade ainda é negligenciada.
Aqui estão algumas sugestões que permitem tornar as provas mais sustentáveis.
Seis coisas que podemos fazer como participante
Não são apenas os organizadores que devem assumir a responsabilidade. Como corredores e participantes de um evento desportivo, podemos influenciar o impacto ambiental do respetivo evento com pequenas decisões. Aqui estão seis sugestões sobre como manter a sua pegada ecológica, o mais baixa possível durante uma prova.
1. Escolha conscientemente o evento
Ainda não sabe qual a corrida em que deseja participar? Então, conheça os conceitos de sustentabilidade dos eventos e apoie um deles com a sua participação que, do seu ponto de vista, leve a sério os pontos importantes.
2. Repense como chegar à partida
É aqui que os participantes têm maior influência. Quem chega a pé, de bicicleta ou de transporte público, pode economizar muito nas emissões. Se essa não for uma opção ou a corrida é longe, verifique se há boleias de carro disponíveis.
3. Não atire as garrafas/copos de água para o chão
O mesmo se aplica nas corridas das grandes cidades: se houver copos descartáveis nos stands de bebidas, certifique-se em colocá-los nos caixotes do lixo ou nos contentores de recolha existentes ao longo do percurso. Porque tudo o que vai para a estrada, geralmente não é reciclado.
4. Observe a separação de resíduos
Se os organizadores oferecerem contentores separados do lixo, isso só funcionará se o lixo for classificado de acordo com o tipo. Portanto, não atire a sua casca de banana na lata de plástico só porque ela está mais próxima de si.
5. Rejeite coisas desnecessárias
T-shirts de finalizador, medalhas, capas de chuva, capas térmicas, etc, são frequentemente oferecidos como opções. Verifique se precisa realmente dessas coisas antes de aceitá-las.
6. Dê feedback
Se receber uma sacola cheia de coisas de plástico e de papel ou ficar irritado com o plástico espalhado, avise alguém da Organização. Isso facilita a resposta de quem organiza.