Youri Sedykh, de 66 anos, recordista mundial do lançamento do martelo (86,74 m), bicampeão olímpico (1976 e 1980) e campeão mundial (1991), faleceu na noite de segunda para terça-feira, vítima de um acidente vascular cerebral.
Nascido na União Soviética em 1955, em Novocherkassk, no sudeste da Rússia, adquiriu posteriormente a nacionalidade ucraniana. Sedykh, também medalhado de prata nos JO de 1988, estabeleceu o recorde mundial no Campeonato Europeu de 1986, onde conquistou o seu terceiro título (depois de 1978 e 1982) e estabeleceu um dos mais antigos recordes mundiais. Ficaram famosos os seus duelos com o seu compatriota Sergei Litvinov na década de 1980.
O lançador tinha-se estabelecido na França no final da carreira, com a sua segunda esposa, Natalya Lissovskaïa, ainda detentora do recorde mundial do lançamento do peso (22,63 m).
Youri Sedykh era um modelo, não só a nível técnico, mas também no que diz respeito à preparação específica, de várias gerações de lançadores, continuando a dar cursos de formação em todo o mundo.
No ano passado, ele foi acusado de doping por Grigory Rodchenkov, o ex-chefe do laboratório antidoping de Moscovo, no seu livro “O Caso Rodchenkov: Como eu derrubei o império secreto de Putin”). Sedykh negou sempre ter recorrido ao doping.