Campeã olímpica e detentora do recorde mundial do salto triplo, a venezuelana Yulimar Rojas quer defender o título nos Jogos Olímpicos de 2024 em Paris, mas também, tentar conquistar o título no salto em comprimento.
“Sou uma atleta desafiadora. Se dependesse de mim, competiria nas duas provas (salto em comprimento e salto triplo). É isto que planeei. É isto que estou a pensar. É muito provável que participe em ambas”, disse Yulimar ao presidente venezuelano Nicolás Maduro, durante uma cerimónia em sua homenagem, no palácio presidencial de Caracas.
No triplo salto, ela já tem um curriculum excepcional: vice-campeã olímpica no Rio, campeã olímpica em Tóquio, recordes mundiais em pista coberta e ao ar livre, bicampeã mundial em pista coberta e ao ar livre, vencedora este ano da Liga Diamante.
Em 13 de Junho, Yulimar saltou 7,27 metros mas a marca não pôde ser homologada por ter sido com um vento favorável de 2,7 m/s . Em Tóquio, a alemã Malaika Mihambo conquistou a medalha de ouro com um salto de 7 metros.