Todos sabemos da importância de bebermos água regularmente, pormenor ainda mais importante para quem faz exercício físico. Agora, um estudo concluiu que manter a ingestão de líquidos pode ajudar a prevenir a insuficiência cardíaca. Publicamos seguidamente um artigo de Elizabeth Millard sobre este tema.
Manter a ingestão de líquidos pode ajudar a prevenir a insuficiência cardíaca, de acordo com uma pesquisa apresentada no recente encontro da European Society of Cardiology.
Uma boa regra quando se trata de hidratação é beber cerca de 1,8 a 2,5 litros de água por dia.
Manter a ingestão de líquidos é uma parte importante do desempenho na corrida e da recuperação do treino, mas aqui, há mais um motivo para continuar a esvaziar a garrafa de água: é bom para o coração.
Os investigadores analisaram cerca de 16.000 adultos de meia-idade que faziam parte do estudo de longa duração “Risco de Aterosclerose em Comunidades” e descobriram que aqueles que tinham bons hábitos de hidratação eram menos propensos a desenvolver insuficiência cardíaca num período de 25 anos.
Isto porque, quando alguém bebe menos líquido – principalmente água – aumenta a sua concentração de sódio sérico. Basicamente, tem-se muito sódio no sangue e, quanto mais tempo tal continuar, maior será o risco de ter problemas cardíacos.
Com o tempo, o seu corpo muda em direção à conservação de água como uma forma de neutralizar essa abundância, e isso pode ativar processos relacionados ao mau funcionamento do coração, observaram os investigadores. Por exemplo, no estudo, aqueles com insuficiência cardíaca tenderam a desenvolver uma condição chamada hipertrofia ventricular esquerda, que afeta a capacidade do coração de bombear sangue e envolve um espessamento do tecido dentro do músculo cardíaco.
Outro fator potencial quando se trata de aumento de sódio no sangue, é a função cognitiva. Embora isso não tenha sido abordado no estudo, é importante reconhecer como a desidratação pode afetar seriamente o cérebro e a função cardíaca, disse Barbara Bergin , MD, cirurgiã ortopédica da Texas Orthopaedics, Sports & Rehabilitation Associates, em Austin.
“Com altos níveis de sódio sérico, as suas células cerebrais encolhem basicamente porque não têm água suficiente”, disse ela ao Runner’s World. “Não é de surpreender que isso leve a mais confusão ou confusão mental porque eles não estão a funcionar de maneira ideal”.
Outros sinais potenciais de que a pessoa não está a receber líquido suficiente, incluem tontura, boca seca, prisão de ventre e tontura ortostática – que é aquela sensação de “whoosh” que se pode sentir, ao passar da posição de sentada ou deitada para a posição em pé.
“Quando se está desidratado, diminui o seu volume de sangue”, disse ela. “Além disso, o sangue acumula-se nas pernas quando se está sentado ou deitado, então, quando isso é combinado com menos volume, vai obter menor volume de sangue para o cérebro. Posteriormente, há tonturas”.
Outra consideração importante é que tendemos a beber menos água à medida que envelhecemos, de acordo com Scott Kaiser , MD, geriatra e diretor de saúde cognitiva geriátrica do Pacific Neuroscience Institute no Providence Saint John’s Health Center, na Califórnia.
Ele disse ao Runner’s World que é como dirigir com um tanque de gasolina menor – ainda se pode abastecer para onde precisa de ir, mas a frequência de abastecimento é tão importante quanto o volume.
“Pode obter fluidos de muitas fontes, incluindo frutas e vegetais, bem como de bebidas sem cafeína”, disse ele. “Mas é útil simplesmente beber água com mais frequência, antes de ficar com sede. Isso é importante em qualquer idade, mas especialmente à medida que se envelhece”.
As recomendações sobre a ingestão diária de líquidos variam, mas variam de 1,5 a 2 litros para as mulheres e 2 a 3 litros os homens. Os investigadores do recente estudo r observaram que pesquisas em todo o mundo mostram que muitas pessoas não atingem, nem mesmo as extremidades inferiores dessas faixas. A quantidade que receberá dependerá do seu peso, idade e se é ativo, mas uma boa regra geral é tentar consumir cerca de 1,8 a 2,5 litros por dia.