A 1ª edição de “Portugal 1.001” que começou no passado domingo teve início em Chaves e terá a sua última etapa em Sagres, reuniu 15 participantes que terão de percorrer 1.001 km em 14 etapas, uma média de 71,5 km por dia.
As etapas terão as partidas e metas instaladas em Chaves, Vila Real, Castro Daire, Gouveia, Fundão, Proença-a-Nova, Castelo de Vide, Alter do Chão, Estremoz, Évora, Alcácer do Sal, Santiago do Cacém, Vila Nova de Milfontes, Aljezur e Sagres.
A organização desta iniciativa pertence à empresa Horizontes, ligada ao turismo desportivo há 22 anos. Paulo Garcia, sócio-gerente da empresa, mostrou-se esperançado de que os 15 participantes, 10 portugueses, dois brasileiros, dois franceses e um dinamarquês, conseguirão chegar a Sagres em 9 de Outubro, depois de passarem por 41 concelhos.
Paulo Garcia afirmou: “Este é um ano zero, em que todos os inscritos são pioneiros e uma espécie de cobaias. O que não fizermos bem, vamos melhorar para o ano seguinte. Temos quase a certeza que teremos de fazer ajustes, porque há hotéis que estamos a utilizar e não têm capacidade para 50 participantes. Esse é o nosso objetivo para 2022. Com inscrições efetivamente pagas, já temos sete pessoas para o ano.”
Cada participante pode iniciar a sua etapa diária entre as 7 e as 9 horas, tendo cada um, o limite de 14 horas para terminar cada etapa.