A Maratona de Lisboa está de regresso no dia 17 deste mês, depois de ter sido suspensa no ano passado devido à pandemia.
Carlos Moia, presidente do Maratona CP, apresentou a prova que terá a participação dos vencedores de 2019, os etíopes Andulalem Belay Shiferaw e Sechale Dalasa.
Shiferaw venceu então em 2h06m00s, recorde da Maratona que voltará a terá a sua partida em Cascais e a meta instalada na Praça do Comércio.
Shiferaw terá a oposição entre outros, dos compatriotas Girmay Birhanu Gebru e Dadi Yami Gemeda, ambos com tempos abaixo das 2h05m, e ainda de Adugna Bikila, Yihunligne Amsalu, Zewudu Bekele, Regasa Bejiga e Workneh Tiruneh.
Em femininos, Sechale Dalasa terá como principais rivais, as quenianas Agnes Barsosio, Alice Lagat e Jane Seurey e a etíope Zerfie Tesema.
Paralelamente à Maratona, teremos a Meia Maratona com partida na Ponte Vasco da Gama e a Mini Maratona.
Na Meia Maratona, merece destaque a presença de Roncer Conga, Isaac Temoi e Shadrack Kimining, todos com tempos na casa dos 59 minutos.
Entre os atletas nacionais, destaque para Rui Teixeira, Hermano Ferreira, Sara Moreira e Marisa Barros.
Carlos Moia mostrou-se esperançado em bons resultados nas duas provas. “Hoje, não há aqueles grandes nomes, como havia antes, é tudo gente nova. Mas, teremos alguns dos melhores atletas internacionais. Penso que vamos ter uma grande Maratona e na Meia teremos os melhores atletas possíveis, três deles com tempos abaixo dos 59 minutos e, entre os portugueses, um conjunto dos melhores disponíveis”, referiu Carlos Moia.