Yuri Borzakovsky assumiu esta semana o cargo de diretor desportivo da Federação Russa de Atletismo (RusAF), com a presidente em exercício Irina Privalova a assumir interinamente o cargo de técnica.
“Em 30 de Setembro, o técnico da seleção russa de atletismo, Yuri Mikhailovich Borzakovsky, encerrou o seu contrato”, explicou Privalova. “Ele decidiu passar para o cargo de diretor desportivo da Federação, que receberá um impulso significativo após a sua chegada.”
Foi então divulgado que Privalova assume o cargo de técnica mas de forma interina. “Até que seja selecionado um novo treinador, vou cumprir as suas funções.”
Campeão olímpico dos 800 metros em Atenas 2004, Borzakovsky lidera a equipa técnica da RusAF desde 2015.
Ele também é membro da Comissão de Atletas do Comité Olímpico Russo (ROC) desde 2016 e, de 2016 a 2019, atuou como vice-presidente da RusAF.
Irina Privalova, campeã olímpica dos 400 m barreiras em Sydney 2000, assumiu o cargo de presidente interina em Fevereiro último, depois de Peter Ivanov ter sido forçado a deixar o cargo, devido às sanções da Agência Mundial Antidoping.
Ivanov foi nomeado vice-chefe do Serviço Federal Anti Monopólio na Rússia em Janeiro deste ano, mas segundo os termos do Tribunal Arbitral do Desporto (TAS), os funcionários do governo russo estão proibidos de participar em entidades desportivas até Dezembro de 2022.
Foi confirmado que Ivanov se afastaria “temporariamente” do cargo de presidente da RusAF, regressando assim que as sanções expirarem.