A Associação Europeia de Atletismo volta a organizar as Taças dos Clubes Campeões Europeus, suspensas em 2020 por falta de interesse dos clubes, patente na dificuldade em arranjar países organizadores e na diminuição de equipas participantes. E a primeira será a de corta-mato, a realizar pela quarta vez consecutiva (depois de Açoteias em 2017 e 2019 e Mira em 2018) em Portugal, desta vez na pista de crosse do Estádio Nacional, que recebeu o Europeu de 1997. Portugal apresentara duas propostas (Açoteias e Jamor) e a AEA optou por esta.
O Sporting, campeão nacional, será o representante português nos setores masculino e feminino. Na última edição (2019) sagrou-se campeão feminino, bem à frente da formação espanhola (de tal forma que o reforço da queniana vencedora, Fancy Cherono, nem seria necessário), enquanto a equipa masculina foi terceira, atrás das equipas espanhola e italiana.
Entretanto, depois da paragem de 2020, devido à pandemia, regressa este ano o Campeonato da Europa de corta-mato, a realizar em Dublin, a 12 de dezembro.