Na mesma manhã em que teve início uma ultramaratona na distância de 80 quilómetros nas montanhas de Utah, houve uma tempestade de neve com mais de trinta centímetros de altura. As autoridades tiveram que cancelar a prova e resgatar 87 corredores devido ao mau tempo.
A prova teve início no East Mountain Wilderness Park em Kaysville às 5 da manhã de sábado. O percurso foi “projetado para levá-lo por trilhos com as melhores vistas da região”, disseram os organizadores.
No entanto, por volta das 9h30m, já tinha caído neve com uma altura de 30 a 45 centímetros, com os participantes quase só rodeados de branco. As equipas de busca e resgate responderam com motos de neve e 4x4s e ajudaram os participantes. Os juízes suspenderam a prova, cerca de 29,5 km depois da linha de partida.
Os 87 corredores foram todos localizados. Alguns, foram tratados na base da montanha com hipotermia. A maioria deles vestia apenas calções e camisola.
“Apenas um lembrete amigável para estar ciente das condições meteorológicas antes de sair para desfrutar do ar livre”, escreveram no facebook, funcionários do Gabinete do Xerife do Condado de Davis
O xerife Kelly Sparks reiterou o aviso. “Aventurar-se nas montanhas, trilhos e chuva nesta época do ano, pode ser perigoso porque o clima muda rapidamente e as condições podem tornar-se potencialmente fatais”, disse ele. “Mesmo uma chuva leve no vale pode traduzir-se em condições de temporal em altitudes mais elevadas.”