Monika Czarnecka e o seu marido Piotr foram vistos a correr juntos a Maratona de Londres com o mesmo número de dorsal – 11250.
Posteriormente, foi constatado que apenas Monika estava inscrita na prova, com Piotr a apresentar um dorsal falsificado para acompanhá-la ao longo do percurso para lhe oferecer “apoio moral”.
A falta de vergonha dos dois chegou ao ponto de eles postarem os seus esforços no Strava antes de apagarem as entradas. O casal terminou em 21.697º lugar com o tempo de 4h40m58s, com Monika a dizer depois: “Sinto muito pelo que fizemos e não queria causar nenhum dano”.
“O público foi incrível, ele e as palmas ajudaram-me a terminar a maratona e dói pensar que os dececionei”.
“Esta foi a minha primeira maratona e eu precisava do apoio de Piotr porque estava muito preocupada de não ser capaz de terminá-la.”
Enquanto Piotr assumia a responsabilidade total, acrescentava: “Foi tudo ideia minha e assumo total responsabilidade por isto. Eu sei que é errado e realmente sinto muito, mas fiz o que fiz para apoiar a minha esposa.”
A Organização da Maratona de Londres confirmou que está em curso uma investigação.
Um porta-voz afirmou: “Estamos cientes das imagens que mostram dois corredores a usarem
dorsais idênticos e estamos a investigar. Levamos muito a sério qualquer incidente em que um participante trapaceie ou falsifique dorsais.”
Cerca de 40.000 corredores correram na capital britânica, com outros 40.000 a competirem virtualmente.