A World Athletics ratificou os recordes mundiais obtidos por Ruth Chepngetich e Francine Niyonsaba. Esta correu a Meia Maratona de Istambul em 4 de Abril, no tempo de 1h04m02s, superando a anterior marca da etíope Ababel Yeshaneh em Ras Al Khaimah em 21 de Fevereiro de 2020.
“Estou muito feliz com este resultado incrível”, disse Chepngetich. “O recorde mundial é algo com que venho sonhando há algum tempo e estou muito feliz por fazê-lo nas ruas de Istambul.”
O recorde de Chepngetich já foi entretanto batido em Outubro pela etíope Letesenbet Gidey, que venceu em Valência com 1h02m52s, uma marca que está pendente de ratificação.
Francine Niyonsaba coroou a sua campanha de 2021 na pista com uma vitória nos 2.000 m e um recorde mundial no Meeting de Zagreb em 14 de Setembro.
A atleta do Burundi venceu em 5.21,56, superando por mais de dois segundos o anterior recorde mundial da etíope Genzebe Dibaba estabelecido em Sabadell, em 7 de Fevereiro de 2017.
“Eu consegui isto. É maravilhoso e fabuloso”, disse Niyonsaba. “O ritmo foi realmente perfeito. Quero agradecer a todas as pessoas que vieram torcer por nós.”