O órgão dirigente do Pentatlo, a UIPM, terá decidido substituir o hipismo do evento olímpico pelo ciclismo após a indignação nos JO de Tóquio, quando um cavalo foi socado por uma técnica alemã.
O pentatlo, uma modalidade multidisciplinar que compreende esgrima, natação em estilo livre, hipismo e um evento final combinado de tiro com pistola e corrida de corta-mato, vem sendo uma das modalidades dos Jogos Olímpicos há mais de 100 anos.
Mas tudo parece ter mudado quando a técnica alemã Kim Raisner foi desclassificada do evento após ser acusada de esmurrar o animal que não cooperava, o qual estava a ser montado por Annika Schleu.
O incidente gerou maiores preocupações sobre o tratamento dos cavalos em tais eventos e levou a uma mudança de rumo antes dos Jogos de Paris 2024. A UIPM teme que o escândalo possa levar à retirada total do pentatlo moderno dos Jogos Olímpicos.
Entretanto, as figuras do pentatlo não estão muito satisfeitas pelas possíveis mudanças, como a pentatleta britânica Kate Allenby a considerar que seria um ” desastre ” para a modalidade.
Os dirigentes da UIPM ficaram magoados com as críticas ao evento em Tóquio após o escândalo de Raisner, bem como imagens associadas mostrando a concorrente alemã Schleu, que estava a caminho de ganhar o ouro, irrompendo em lágrimas quando o seu cavalo se recusou a saltar o obstáculo.
” O bem-estar do cavalo e a segurança do atleta estarão no centro deste processo e o congresso UIPM 2021 em novembro oferecerá uma oportunidade para as federações nacionais membros da UIPM participarem de um esforço coletivo para garantir o futuro da equitação no pentatlo moderno “, disseram os dirigentes da UIPM em Agosto.