Terminou o período de duas semanas dedicado às transferências de atletas e, a haver um vencedor (teórico), seria o Sporting, que reforçou as suas equipas de pista (nomeadamente a masculina) e renovou a de corta-mato. O Benfica deixou sair elevado número de primeiros e segundos planos e deverá ter que fazer algumas contas no que se refere ao setor masculino de pista, já que o corta-mato parece continuar a não ser aposta em termos coletivos.
O Sporting, que deixa de contar com Rui Pedro Silva (para o S. Salvador do Campo) e com António Silva (para a Casa do Benfica de Faro), entre outros, renovou com Rui Teixeira e Licínio Pimentel e reforçou-se com o campeão nacional Rui Pinto (ex-4 Run), com o 3º no Nacional, João Pereira (ex-V. Setúbal) – fica com o pódio -, além de Luís Borges (ex-4 Run).
No setor feminino, o Sporting continuará a contar com Salomé Rocha, Sara Moreira, Catarina Ribeiro e Jéssica Augusto (as quatro primeiras em 2021) e junta-lhe a esperançosa Lia Lemos (ex-Maia AC). Inês Monteiro, que não tem competido, ingressou no CA Seia.
Na pista, o Sporting manterá larga vantagem no setor feminino, apesar das poucas contratações: para além de Lia Lemos, a eclética Sofia Lavreshina (ex-J. Vidigalense) e a varista Raquel Marques (GA Fátima). O Benfica reforçou-se com as são-tomenses Ágate Sousa e Gorete Semedo, revelações da época passada ao serviço do GA Fátima. Mas perdeu a olímpica Marta Pen, que passou a individual!
No setor masculino, o Sporting conta agora com Mauro Pereira (ex-Benfica e ex-S. Ceira nas duas últimas épocas) e Abdel Larrinaga (ex-Benfica e ex-GD Estreito) – que devem entrar nas contas – e ainda os saltadores Diogo Oliveira (ex-Grecas) e Rinelmo Sami (ex-C Bf Faro). O Benfica terá na nova época, Ericsson Tavares (ex-CA Seia) para os 400 m e Rui Coelho (ex-CA Seia) para a marcha. Mas perdeu vários atletas, desde os velocistas Delvis Santos (J. Serra) e Rafael Jorge (Ág. Pena) aos quatrocentistas (planos e com barreiras) Lucírio Garrido (C Bf Faro) e Paulo Soares (J Vidigalense), passando pelos lançadores Otoniel Badjana (C Bf Faro) e Dinis Rainha (Ingleses FC), pelo saltador Ailton Fernandes (C Bf Faro), pelo semi-fundista Hugo Rocha (GD Estreito) e pelo decatlonista Samuel Remédios (GD Estreito). Não deve comprometer o título nacional mas… dificulta-o.
Amanhã: as transferências Associação a Associação