O jornal britânico The Guardian revelou que o técnico norte-americano Rana Reider, de 51 anos, está a ser investigado pelo US Center for SafeSport, depois de várias queixas de má conduta sexual contra ele.
Rana Reider é um conceituado técnico que treinou vários campeões olímpicos e mundiais, como o canadiano Andre de Grasse, medalhado de ouro dos 200 m nos JO Tóquio e o campeão mundial do triplo salto Christian Taylor. O norte-americano também treina outros atletas de elite, como os britânicos Adam Gemili e Daryll Neita.
No entanto, o comportamento de Reider fora da pista deve ser examinado pela organização US Center for SafeSport, um órgão poderoso e independente que lida com investigações e reclamações sobre abuso e má conduta nas modalidades olímpicos.
O The Guardian também soube que as acusações contra Reider levaram a Federação Britânica de Atletismo a alertar Gemili e Neita a cessarem o contato com o seu renomado treinador. Caso não o façam, a sua adesão ao Programa de Elite Mundial, incluindo o financiamento da loteria, será suspensa. Uma mensagem semelhante foi transmitida a outros atletas britânicos que estavam a pensar mudar-se para os Estados Unidos para serem treinados por Reider.
Contactado pelo The Guardian na terça-feira, Reider negou ter conhecimento da investigação SafeSport e disse que não tinha sido informado sobre as instruções da Federação Britânica para Gemili e Neita. “Pode ligar para o meu advogado porque isso é novidade para mim”, acrescentou.
O advogado de Reider, Ryan Stephens, disse que as acusações contra o seu cliente eram “não julgadas” e “não comprovadas”.
No seu site, o US Center for SafeSport afirma que a sua missão é “dedicada exclusivamente a acabar com o abuso sexual, físico e emocional em nome de atletas em todos os lugares”
Em Julho de 2021, o Centro emitiu uma suspensão indefinida ao treinador Alberto Salazar por má conduta sexual e violações de conduta emocional.