Depois de ontem termos apresentado as principais mudanças de clubes envolvendo Sporting e Benfica, iniciamos hoje um ronda pelas associações, começando por aquelas que mais cedo nos remeteram as listas. Concluiremos amanhã, esperando já ter recebido entretanto as associações em falta.
ALENTEJO: Três Associações somaram 49 mudanças
Com menor desenvolvimento e menos atletas filiados, as Associações de Beja, Évora e Portalegre somaram apenas 49 transferências: Beja, 21; Évora, 19; Portalegre, 9. E não há grandes nomes a apontar.
AVEIRO: RD Águeda reforça equipas de corta-mato mas perde Neide Dias
O RD Águeda, que há quatro anos é vice-campeão nacional de corta-mato feminino, reforçou-se com Joana Ferreira e, no setor masculino, com os irmãos João e Pedro Amaro e com Simão Bastos (todos ex-AC P. Varzim), este, revelação nos obstáculos. Mas viu sair a meio-fundista Neide Dias para o CD Feirense, clube que também recebeu Nuno Costa (ex-Maia AC) e Fábio Oliveira (ex-SJ Serra). A mais relevante das transferências em Aveiro terá sido a de Ícaro Miranda (individual de Lisboa), que ingressou no Campismo de SJ Madeira.
BRAGA: SC Braga reforçado
O SC Braga voltou a reforçar as suas equipas com a entrada de vários primeiros planos, a começar pela velocista cubana Yariadmis Arguelles (ex-Benfica e Sporting, na última época como individual) e pelo venezuelano Lucírio Garrido (ex-Benfica, com 51,09 aos 400 m barreiras este ano). O clube reforçou-se ainda com a velocista Patrícia Rodrigues (ex-GA Fátima), os fundistas Sara Duarte (ex-SJ Serra) e Paulo Barbosa (ex-Maia AC), a barreirista Mariana António (ex-Sporting) e o marchador Ruben Santos (ex-Sporting). Deixou de contar com Jorge Paula (para o AA Bela Vista), Catarina Karas (GD Estreito) e João Peixoto (CA Bracara).
Das restantes transferências, curioso é o regresso de Ricardo Ribas (GC Bragança) para o El Comandante Team.
CASTELO BRANCO: Não mais que 14 transferências
Com pouco atletas filiados, Castelo Branco tem também poucas transferências. Foram apenas 27 este ano, com o GCA Donas (7 entradas) como mais representado.
COIMBRA: Marchador Sérgio Vieira no GR Eirense
O GR Eirense foi o clube com mais mexidas em Coimbra: recebeu 23 atletas e cedeu 15. Destaque para o histórico marchador Sérgio Vieira, que na época passada esteve filiado no 20 Km de Almeirim (mas não competiu) e agora ingressou no GR Eirense. Referência ainda para Carolina Ribeiro, que passou do Penta C Covilhã igualmente para o GR Eirense.
Mas a grande transferência foi a de Mauro Pereira, do CPT Sobral de Ceira para o Sporting.
GUARDA: Inês Monteiro regressa às origens
Inês Monteiro, já veterana, é a principal novidade da lista da Guarda, ao regressar à sua primeira associação (então no CDC Pinheiro, já lá vão 22 anos) e ao clube (CA Seia) que representou em 2016 e 2017, antes de ingressar no Sporting. Dos nomes da lista de transferências (13 dos quais para ingresso na ACR Srª Desterro), destaca-se também o ex-sportinguista, o fundista António Silva.
LISBOA: Tiago Aperta e Ícaro Miranda rumam a norte
Para além das transferências abrangendo atletas do Sporting e do Benfica (que já referimos antes), as mais relevantes em Lisboa foram as saídas de Tiago Aperta, ex-recordista nacional do dardo, da AD Novas Luzes para o AC Póvoa de Varzim, e de Ícaro Miranda, de individual para o Campismo SJ Madeira. O CA Sintra recebeu, entre outros, William Loque (ex-AA Bela Vista), Bruno Moniz (ex-Ag. Pena) e Gil Manuel (ex-J Vidigalense). O Belenenses perdeu 21 atletas, muitos deles veteranos, entre os quais Luís Herédio Costa, que ingressou no Maia AC.
SANTARÉM: U. Tomar com um-terço das mudanças
Das 33 transferências ocorridas em Santarém (entradas e saídas), nada menos de 13 (mais de um-terço) tiveram como destino o União FC Tomar, com destaque para as dos lançadores Rui Serrão e Gonçalo Muidine, ambos ex-20Km Almeirim.
PORTO: Daniela Paço reforça Maia AC
Mais de duas centenas de transferências no Porto, com relevo para os ingressos da martelista Daniela Paço (ex-J. Vidigalense) e do discóbolo Luís Herédio Costa (ex-Belenenses) no Maia AC. Rui Pedro Silva (ex-Sporting) regressou mas agora para o GD SsS Campo.
Saliência ainda para as saídas de Rui Pinto (4 Run) e Luís Miguel Borges (4 Run), ambos para o Sporting CP; de Simão Bastos (AC P. Varzim) para o Jardim da Serra; de Paulo Barbosa (Maia AC) para o SC Braga; e de Lia Lemos (Maia AC) para o Sporting e Sara Duarte (SJ Serra) para o SC Braga.
Dois atletas já filiados no Porto passarão para individuais: Susana Costa (Ac. Fernanda Ribeiro) e Luís Feiteira (SC Salgueiros).
AMANHÃ: as transferências nas restantes associações regionais